HISTÓRIA DA BAIXADA FLUMINENSE


A CAPELA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DO SOBERBO E O ANO QUE NÃO FOI


O autor: Edson Ribeiro
 
Situada no município de Guapimirim, a localidade da Barreira do Soberbo encanta a todos que a visitam. Emoldurada pelas belíssimas cachoeiras do rio Soberbo, ali existe, dentro da área do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Subsede), um dos mais representativos símbolos da beleza associada à simplicidade: a capela de Nossa Senhora da Conceição do Soberbo. No local encontra-se ainda o casarão da antiga sede da fazenda da Barreira, as ruínas do engenho da fazenda, a ponte velha da estrada de rodagem, as ruínas de um antigo hotel e da casa de cobrança, as duas pontes que serviram à antiga estrada Magé-Sapucaia, depois utilizadas pela Estrada de Ferro Teresópolis, monumentos que atestam sua importância econômica no passado e valorizam o turismo ecológico-histórico da região.

A capela está situada numa ilha entre dois braços do rio Soberbo (22 29 41.82 S, 42 59 46.99 O - coordenadas do Google Earth - GE), exatamente entre as duas pontes, com a frente voltada para a antiga estrada. Pode ser acessada pelo Parque (que cobra R$11,00 de ingresso por pessoa e R$5,00 para estacionar o veículo), precisando-se caminhar numa trilha de pedras de média dificuldade. Pode também ser vista pelo lado de fora, indo-se até a localidade da Barreira, após o Rogério’s Bar, seguindo em frente, poucos metros a pé, pelo antigo traçado da via férrea. Encontra-se bem conservada em razão de regulares reformas que têm sido executadas. O corpo central preserva as linhas originais, mas há também a sacristia e varanda laterais que lhe foram acrescentadas em reformas distintas. Em seu frontão lê-se a indicação do ano que seria de sua fundação: 1713. Assim, dentro em pouco, ela estaria completando 300 anos. Entretanto, baseado em pesquisas, uma das pretensões deste pequeno ensaio é questionar essa informação, dizendo que, na verdade, a referida capela data de meados do século XIX.

O que se propõe, em relação à data da fundação da capela do Soberbo, não é simplesmente discutir pormenores que poderiam passar em branco sem causar maiores prejuízos à ciência histórica. Queremos abordar o exemplo, chamando à atenção de como, muitas vezes, aceitamos serem inquestionáveis informações que deveriam, ao menos, passar por uma análise mais cuidadosa. O registro mais antigo que encontramos afirmando o ano de 1713 como o da fundação da Capela de Nossa Senhora da Conceição do Soberbo é o da obra “Magé, a Terra do Dedo de Deus”, datado de 1957, de autoria de Renato Peixoto dos Santos. Na página 220, tratando das capelas e igrejas do então município de Magé, o autor faz a afirmativa sem citar a fonte. Entretanto, vemos que o historiador mageense baseou essa parte de sua obra nos escritos do Monsenhor Pizarro . Sem passar por uma análise crítica, a afirmativa foi aceita como verídica.

Não pretendemos com isso criticar o escritor, que apresentou um trabalho de extrema importância, esperando, talvez, que ele fosse o início de um processo de produção literária sobre a história da região. O presente trabalho é apenas uma pequena contribuição a essa idéia, centrado na antiga Freguesia de Nossa Senhora da Ajuda de Guapimirim, hoje Guapimirim.

Esta não é, porém, a única e nem a mais importante questão que pretendemos tratar neste singelo trabalho. O que nos move é o desejo de descortinar a história da capela do Soberbo e de seu entorno. Terra de três “Henriques”, Henrique Dias, o agricultor, Henrique Bernardelli, o artista e Henrique Junger, o colono. Naquela localidade passaram diversos viajantes, inclusive a família imperial, retratando suas belezas e dando uma idéia de seu cotidiano. Convidamos assim o leitor a acompanhar-nos nesta viagem, onde passaremos pela história de Guapimirim, de suas capelas e engenhos seculares, de sua importante estrada imperial para chegarmos à bucólica Barreira do Soberbo. Aí nos deteremos para respirar um pouco de sua história, de seus personagens, elevando nossos espíritos nesse encantador pedacinho do mundo que inspirou poetas e artistas e continua produzindo fascínio àqueles que a visitam.

 
 
Capa e contracapa do livro de Edson Ribeiro

Como se vê, é um livro centrado na localidade de Guapimirim, trazendo elementos importantes também sobre a história de Magé e, sobretudo, da Barreira do Soberbo. Trata-se de uma obra de extrema importância, uma vez que relata fatos históricos inéditos sobre estas localidades e seus personagens. Guapimirim ainda não tinha um livro que tratasse de sua história colonial e imperial especificamente. A pesquisa foi realizada durante mais de 5 anos nos arquivos diocesanos, no Arquivo Nacional e em muitos outros arquivos públicos. Durante anos diversos artigos e obras importantes trataram da Capela da Barreira admitindo o ano de 1713 como o ano de sua fundação. Com isso, os interessados no assunto e mesmo os turistas que visitam o Parque Nacional da Serra dos Órgãos acabam assimilando esse equívoco. Assim, formava-se a idéia errônea de que o colo da Serra dos Órgãos possuía engenhos pelo menos desde o início do século XVIII. No livro apresento esse equívoco e trago a verdadeira história da localidade. É ricamente ilustrado, inclusive com mapas temáticos, o que contribui para esclarecer os assuntos propostos.



Sábado, 25 de fevereiro de 2012

www.historiabaixada.blogspot.com.br/2012/02/capela-de-nossa-senhora-da-conceicao-do.html





1 comentário:

 AMIGOS DO PATRIMÔNIO CULTURAL


28 de abril de 2012 19:47


Importante trabalho de pesquisa historiográfica de grande contribuição à História da Baixada Fluminense.

Parabéns pelo seu segundo trabalho, companheiro Edson!

Já estou promovendo a sua divulgação. Pense na proposta do seu lançamento com palestra. Vamos discutir o assunto.





Abraços cordiais,






CLARINDO


AMIGOS DO PATRIMÔNIO CULTURAL


(21) 9765-6038 ou 7399-8339


amigosdopatrimonio@gmail.com

Nenhum comentário: