Pesquisa  "ENGENHOS E FAZENDAS DO SUBÚRBIO CARIOCA"


Casa de Fazenda do Capão do Bispo, Del Castilho-Agosto, 2010-acervo Clarindo

Prezados amigos, moradores e apaixonados pelos Subúrbios da Cidade do Rio de Janeiro.

O GRUPO DE PESQUISA DO SUBÚRBIO CARIOCA (GPSC), composto pelos pesquisadores e professores MAURÍCIO THOMAZ (Irajá), JORGE FURMAN (Madureira), PAULO CLARINDO (São João de Meriti), CARLOS MEDA (Madureira) e JUBER DECCO (Maria da Graça), desenvolve uma pesquisa de mapeamento e identificação dos engenhos e fazendas que existiram entre os séculos XVII e XIX nos Subúrbios do RJ, mais precisamente nas outroras freguesias de N. S. da Apresentação do Irajá e São Tiago de Inhaúma.

Se alguém puder colaborar com alguma informação sobre o assunto, por favor, entre em contato conosco pelos e-mail' s abaixo:

professorcla@hotmail.com;

mauriciolozano@oi.com.br;

cartfbj@yahoo.com.br;

jorgefurman@gmail.com;



Cordialmente,

Paulo CLARINDO

GRUPO DE PESQUISA DO SUBÚRBIO CARIOCA

(21) 2333-1390 ou 9765-6038

professorcla@hotmail.com





3 comentários:

Denise Guerra disse...

Sempre passei em frente desta casa e ficava curiosa para saber o que tinha sido. Valeu!

Roberto Campello disse...

Boa tarde! Sou Arquiteto e morador do suburbio do Rio de Janeiro. Gostaria de saber se vcs tem mapas antigos com alocalização das fazendas.

AMIGOS DO PATRIMÔNIO CULTURAL disse...

Prezado Roberto.

Boa noite!

Há um mapa que mostra as várias fazendas ao longo do Recôncavo da Guanabara, incluindo aí a região hoje compreendida pelos subúrbios. Trata-se do "Mappa do Município Neutro, c.1880", de autoria de E. Maschek. O mesmo está incluído na publicação "Do Cosmógrafo ao Satélite: mapas da Cidade do Rio de Janeiro",organizado por Jorge Czajkowski, texto Celso Castro, legendas Alberto Taveira.
Rio de Janeiro: SMU / CAU, 2000. Este livro é o resultado de uma exposição feita pelo Centro de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU). O mapa original, se não me engano, está disponível na BN e no acervo do AGCRJ. Acredito que ele esteja disponível on-line no site da BN.
Mantenha contato conosco e repasse-nos seu e-mail.

Abraços,

CLARINDO
AMIGOS DO PATRIMÔNIO CULTURAL
amigosdopatrimonio@gmail.com