VISITA ÀS RUÍNAS DE IGUAÇU VELHA
Vila de Iguaçu-década de 1970-acervo do Arquivo Histórico da Diocese de Nova Iguaçu


Uma comitiva comandada pela Prefeita de Nova Iguaçu, Sheila Gama, e contando também com a presença dos integrantes do AMIGOS DO PATRIMÔNIO CULTURAL (Edson Ribeiro, Antônio Lacerda, Victor Antunes e Paulo Clarindo), visitou no dia 29 de dezembro último o Sítio Histórico e Arqueológico da Extinta Vila de Iguassu, tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural - INEPAC. Também estiveram presentes à ocasião, além de secretários municipais, os jornalistas Gabriel Barbosa e Egeu Laus, a bibliotecária Malena Xavier, Marcelo Reis, Rafael Azevedo (INEPAC e IPHAN), entre outros.

A visita teve o propósito do reconhecimento do local visando a instalação de toda a infra-estrutura para a realização da cerimônia de comemoração dos 178 anos de Nova Iguaçu, além de levar a Iguaçu Velha um chefe do Poder Executivo municipal pela primeira vez interessado na história e no patrimônio iguaçuanos.
Cemitério de Iguassu(1875)-www.paroquianossasenhoradaconceicaotingua.blogspot

O AMIGOS DO PATRIMÔNIO CULTURAL recebe com bons olhos a iniciativa da Prefeita Sheila Gama em comemorar o aniversário da cidade no seu próprio berço e espera que este sirva de pontapé inicial para a implantação de uma política verdadeiramente autêntica de valorização, revitalização, resgate e salvaguarda do precioso patrimônio histórico iguaçuano. Além disto, é da intenção da Senhora Prefeita levar às escolas municipais a proposta de inclusão da história do município no curículo escolar, além de incentivar os estudantes a visitarem o berço da Cidade de Nova Iguaçu - Iguaçu Velha. O pedido que já havíamos formalizado há algum tempo ao Poder Executivo municipal é de que este tome para si a responsabilidade pela salvaguarda daquele importantíssimo sítio histórico e arqueológico, evitando-se a perda irreparável dos últimos testemunhos da ocupação local.
Comendador Francisco José Soares. Oléo sobre tela, Rocha Fragoso, 1871

Vale lembrar que Iguassu fora considerada pela Presidência da Província do Rio de Janeiro como sendo "a mais próspera das vilas fluminenses", tamanha a importância que adquiriu na primeira metade do século XIX. Com a sua economia impulsionada pela revenda e transporte do café, principalmente, e o embarque de produtos diversos, telhas e madeiras, aliada à presença de homens influentes (o Comendador Francisco José Soares foi um dos seus principais personagens. Ocupou por três vezes a Presidência da Câmara Municipal), tornou possível a transformação da então Freguesia de Nossa Senhora da Piedade de Iguassu na Vila de Iguassu, aos 15 de janeiro de 1833. Este é só um aperitivo do que a História de Iguassu tem para contar.




Prefeita visita ruínas históricas de N. Iguaçu




Glória Nunes
www.jornalhoje.inf.br
Edição de 30/12/20010

A Prefeita de Nova Iguaçu, Sheila Gama, visitou ontem, acompanhada de vários secretários, as ruínas de Vila de Iguassu, local que deu origem a todos os municípios da Baixada e onde será realizada parte das comemorações pelo aniversário da cidade.


Sheila Gama visita ruínas históricas de Nova Iguaçu

A Prefeita de Nova Iguaçu, Sheila Gama, visitou a área onde estão localizadas as ruínas de Vila de Iguassu, local onde será realizada parte das comemorações de aniversário de 178 anos da cidade no dia 15 de janeiro de 2011. “Nova Iguaçu vai reviver momentos grandiosos de seu passado. Precisávamos resgatar a história para valorizar a autoestima desta cidade”, disse.

Secretários municipais e representantes de entidades históricas e culturais, também acompanharam a visita. Entre os locais históricos foram visitados a torre sineira, o Cemitério de Nossa Senhora do Rosário e o Porto de Iguassu. Uma segunda visita será feita na próxima semana para definição de detalhes do evento.

A programação na área histórica prevê a celebração de missa pelo Bispo de Nova Iguaçu Dom Luciano Bergamin e uma ação social da Prefeitura, com a promoção de diversos serviços como aferição de pressão arterial e taxa de glicose, retirada de documentação e recreação para a garotada.

A área, que é o berço da história de todos os municípios da Baixada Fluminense, também deverá entrar definitivamente no currículo escolar da rede municipal. Segundo a prefeita Sheila Gama é importante que as novas gerações estejam comprometidas com a preservação da memória e dos sítios históricos. “Gostaria que todos os alunos da rede municipal visitassem as ruínas históricas. É emocionante estar em uma vila datada no século XVIII".

3 comentários:

Profª Ludmila Pena Fuzzi disse...

Eu sou historiadora,presidente e fundadora do Instituto de Pesquisa Histórica Regional (IPHR), tenho projetos na área de preservação patrimonial e alguns artigos. Quero parabenizar aos amigos do patrimônio tais ações e são atividades como estas que a mudança se inicia. COntem comigo para o que precisar!

AMIGOS DO PATRIMÔNIO CULTURAL disse...

Prezada professora Ludmila.

Ficamos muito honrados pelos seus elogiosos comentários.

Aproveitamos a oportunidade para também parabenizá-la pelas suas ações em prol da História, da memória e do Patrimônio Cultural.

Sabemos perfeitamente que podemos contar com o seu apoio e também nos colocamos à disposição para ajudar ou colaborar no que estiver ao nosso alcance.

Cordialmente,

Professor Paulo Clarindo
AMIGOS DO PATRIMÔNIO CULTURAL
amigosdopatrimonio@gmail.com
(21) 9765-6038 ou 2656-9810 ou 3769-4221

Anônimo disse...

A história de Nova Iguaçu esta jogada na lama, todo o patrimônio da cidade tão rica de monumentos esta esquecida e se perdendo pelo descaso das autoridades do município, um bom exemplo e a belíssima fazenda São Bernardino, em Comendador Soares existe um casarão de 1888, simplesmente abandonado, falar e muito bom e preciso partir para ação
a história de Nova Iguaçu pede socorro a muito tempo. Acordem. Paulo Luna
@paulomluna (twitter)