Estação de Guia de Pacobaíba, Mauá, Magé-RJ


Estação de Guia de Pacobaíba-www.zrak7.ifrance.com-1910-volta-maua



De: Ralph M. Giesbrecht


Para: amigosdopatrimonio@gmail.com


Data: 12 de setembro de 2010 10:00

Assunto: Estação de Guia de Pacobaíba, Mauá, Magé-RJ

Ralph M. Giesbrecht

www.estacoesferroviarias.com.br


www.blogdogiesbrecht.blogspot.com

----- Original Message -----


From: luiz lima


Sent: Sunday, September 12, 2010 12:25 AM

Subject: Guia de Pacobaíba



Olá Ralph, como vão as coisas?


Escrevo-lhe esse e-mail para lhe informar sobre a atual situação da antiga estação. No último 30 de maio a prefeitura inaugurou ali um pequeno centro cultural pela comemoração dos 156 anos da ferrovia no Brasil. Nessa festividade foi colocada até um pequena máquina a vapor em estado estático junto a estação. Pois bem, passados pouco mais de quatro meses olhe só o quadro: os cabos da rede elétrica foram furtados deixando a estação sem energia. A pequena máquina que lá estava deu lugar a um trolley mal conservado. O motivo é que vândalos estavam depredando-a e vendendo as peças retiradas para o ferro-velho. A solução foi remove-la o mais rápido possível e levar para manutenção!!!



De que adianta tanto esforço para manter algo e preservar a história, se a grande maioria da população trata com descaso. O povo brasileiro realmente merece os políticos que tem.

Cleiton Pieruccini





São João de Meriti, 12/9/2010
Aqui podemos ver uma composição da então Estrada de Ferro Leopoldina, estacionada no cais do Porto Mauá. À esquerda, vemos um barco à vapor, onde os passageiros oriundos da cidade do Rio de Janeiro se transportavam até o Porto para depois seguir a Petrópolis. A E.F. Mauá foi a responsável pelo primeiro caso de intermodalidade de transporte no Brasil. Foto: (?). Fonte: www.anpf.com.br/histnostrilhos/historianostrilhos10_novembro2003.htm


Prezados amigos Ralph, Cleiton e Luiz Lima.






Infelizmente, recebemos com profunda tristeza as notícias dando conta da depredação da pequena locomotiva instalada na Estação de Guia de Pacobaíba, na localidade de Mauá, em Magé, quando das comemorações dos 156 anos da chegada da estrada de ferro pelo empresário Irineu Evangelista de Souza (Barão de Mauá após o acontecido).



A falta de educação e de conhecimento acerca dos valores culturais do nosso patrimônio leva na maioria das vezes a esse caminho. É necessário investir mais em Educação e projetos de Educação Patrimonial, como uma tentativa de reverter esse quadro. Porém, faz-se necessário também uma mudança política no trato para com esse mesmo patrimônio. Se o Poder Público que deveria tomar a frente na sua salvaguarda o relega ao mais completo abandono, o que fará então a população completamente alheia a todo esse processo e desprovida de sentimento de apego ao passado, de pertencimento?



Muito embora a realidade seja essa, meus caros amigos, nossa luta pela salvaguarda do patrimônio cultural (arqueológico, histórico, ferroviário...) não deve jamais baixar a guarda. Temos, sim, que permanecer de olhos atentos, denunciando, vigiando, instruindo e orientando os que ainda não sabem da importância da sua preservação e manutenção. Vamos continuar cobrando das autoridades e dos órgãos de patrimônio a sua parcela de responsabilidade.




Saudações cordiais,



Paulo Clarindo


AMIGOS DO PATRIMÔNIO CULTURAL
amigosdopatrimonio@gmail.com
http://www.amigosdopatrimoniocultural.blogspot.com/

Um comentário:

Anônimo disse...

temos que dar valor as nossas coisas do passado, e não ficar
valorizado coisas do tio sam...
viva a cultura nacional....