Fazenda São Bernardino: abandono e depredação
Fazenda São Bernardino em 1977

Prezados amigos e apaixonados pela Fazenda São Bernardino.

No último sábado,dia 07/8, durante a Reunião para composição do Conselho Consultivo da REBIO do Tinguá, tomamos conhecimento de uma denúncia dando conta do furto de tijolos das ruínas da Fazenda São Bernardino. Além disto, a pessoa que nos relatou o fato foi ameaçada de morte.

Diante do acontecimento, o que nos cabe no momento é acionar a Polícia Federal em Nova Iguaçu, o Ministério Público Federal e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN para que tomem as medidas cabíveis. Não podemos ficar calados diante de mais uma agressão a um importante bem cultural da Baixada Fluminense. Enquanto a família Gavazzi briga na Justiça contra o Poder Público Municipal pela posse definitiva daquelas ruínas e seu território, além do pedido de indenização, o monumento permanece no mais completo abandono e esquecimento. A falta de cultura e de educação do povo contribui para tombar no sentido literal da palavra o que nos restou daquela que fora a mais imponente propriedade no território da outrora Vila de Iguassu, berço do atual município de Nova Iguaçu e de alguns outros da Baixada Fluminense. Infelizmente, parece que estamos assistindo passivamente a sua derrocada final.
Ruínas da Fazenda São Bernardino-julho de 2010-CLARINDO

Cordialmente,

Paulo CLARINDO
AMIGOS DO PATRIMÔNIO CULTURAL

7 comentários:

Adinalzir disse...

É isso aí, todos temos que nos unir nessa luta!
Na História vive nossa educação. Na História vive nossa cidadania. Na História vive nossa reflexão.

Meus parabéns pelo blog e pela iniciativa!

Unknown disse...

Gostaria de saber masi sobre este patrimonio pois sou um descendente da familia Gavazzi, não posso dizer se desta, mas carrego comigo o sobrenome com orgulho.
Onde consigo masi dados sobre este patrimonio.

Att
Luciano Gavazzi

AMIGOS DO PATRIMÔNIO CULTURAL disse...

Prezado Luciano.

Ficamos contentes pelo fato de um descendente da família GAVAZZI entrar em contato conosco interessado pela história da outrora e belíssima FAZENDA SÃO BERNARDINO. Porém, solicito o obséquio de nos informar o seu e-mail para que possamos enviar-lhe algumas informações e imagens sobre aquele belíssimo exemplar da arquitetura rural fluminense.

Cordialmente,

CLARINDO
AMIGOS DO PATRIMÔNIO CULTURAL
amigosdopatrimonio@gmail.com

Gonçalves Infor disse...

Fico triste cada vez que vejo uma parte da nossa rica história e cultura se desfazer a ponto de ruínas e esquecimento por parte do poder público em preservar a cultura da Baixada Fluminense.
Aguardo mais dados sobre mais essa novela.

Gonçalves Infor disse...

Fico triste cada vez que vejo uma parte da nossa rica história e cultura se desfazer a ponto de ruínas e esquecimento por parte do poder público em preservar a cultura da Baixada Fluminense.
Aguardo mais dados sobre mais essa novela.

Ivy Desc[H]amps disse...

Gostaria de fotografar, de forma amadora, o local. Preciso de autorização da prefeitura ou de algum "dono" da propriedade, se é que existe?

Agradeço a atenção!

Leandro Miranda disse...

Oi, gostaria muito de saber como conseguir uma foto mais ampliada desse desenho, parece bico de pena, que está no blog que mostra a fazenda são bernardino. E o autor do desenho, será que ´podem me fornecer?? leandromiranda2009@hotmail.com